Publicado por:

Conductel

Data:

9 de setembro de 2020

Tempo de leitura:

4min

SPDA pode salvar vidas, prédios e equipamentos…. Seu Para-raios está ok?

Oque é SPDA ?

O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, vulgo Para-raios deve ser feito por todas as estruturas. Seja comercial, industrial, agrícola, residencial, não importa é preciso se atentar Para as exigências da norma da ABNT atualizada NBR 5419.

Qual a Finalidade ?

O SPDA tem a finalidade de reduzir significativamente os efeitos e propagações de descargas atmosféricas. Com isso, é possível evitar acidentes de importante impacto e ônus as organizações, danos maiores à infraestrutura e também protege áreas com produtos inflamáveis em seu raio de proteção.

Um SPDA bem ideal é aquele que é pensado desde o início da construção de estruturas.

Quando bem implementado tende à redução de custos, além de potencializar a eficiência, contudo demais casos não dispensa sua realização, já que para sua instalação, cabos metálicos são instalados em malhas ou fios garantindo um aterramento seguro caso haja uma descarga elétrica.

Como implementar um SPDA?

O prontuário de instalações elétricas (PIE), no entanto deve ser feito a partir do relatório técnico de inspeções e assinado por profissional habilitado e A.R.T. deve ser emitida e recolhida.

Toda documentação técnica deve ser mantida acessível aos interessados e responsáveis pela manutenção.

É necessário seguir o cronograma proposto para garantir que a rede elétrica esteja contínua e funcional.

Anualmente, esse relatório deve ser atualizado com inspeções visuais citados SPDA seguindo a NR10.

Inspeções completas seguem exigência abaixo citada em norma:

a) 5 anos – para estruturas destinadas a fins residenciais, comerciais, administrativos, agrícolas ou industriais, excetuando-se áreas classificadas com risco de incêndio ou explosão;

b) 3 anos – para estruturas destinadas a grandes concentrações públicas (por exemplo: hospitais, escolas, teatros, cinemas, estádios de esporte, centros comerciais e pavilhões), indústrias contendo áreas com risco de explosão, conforme a NBR 9518, e depósitos de material inflamável;

c) 1 ano – para estruturas contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.).

A profundidade das inspeções faz todo sentido, pois envolve analise de projeto e adequação as mudanças, estado do sistema como um todo, medições e testes, entre outros.

Importante destacar nesse parágrafo o que acontece de forma recorrente. As organizações substituem as inspeções completas pelas preventivas visuais periódicas ou até mesmo entendem que o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser feito uma única vez, sem revisões. O que não faz sentido já que a malha pode sofrer alguma ruptura por manutenção

predial ou ainda por intempéries.

Agravantes desta situação, por exemplo, podem ser incêndios de grande proporção e até acidentes de trabalho fatais.

Serviços de SPDA Realizados com Sucesso pela Conductel :

Anhembi Morumbi
Prédio Mooca – Master I e Master II
Prédio Vila Olímpia – Unidades 1, 5, 6 e 9
FMU
Prédio 05
Prédio 23
Prédio 34
Prédio 44

A CONDUCTEL TEM A SOLUÇÃO COMPLETA PARA SUA EMPRESA !

0
Compartilhar: