Publicado por:

Conductel

Data:

9 de setembro de 2020

Tempo de leitura:

4min

Afinal, qual a importância de uma boa infraestrutura de rede?

A infraestrutura de rede é responsável pela organização de fios, conexões e dispositivos em escritórios e ambientes empresariais.

Se você administra uma empresa, escola, hospital ou qualquer ambiente corporativo, sabe da quantidade de fios, equipamentos e servidores on-line conectados à rede elétrica. A infraestrutura de rede é a solução que organiza todas essas conexões, proporcionando um ambiente seguro e livre de perdas elétricas e de desempenho.

Trata-se de um sistema planejado e adequado à estrutura e necessidades do ambiente onde é instalado. Uma infraestrutura de rede é composta por diversos equipamentos, como canaletas (em PVC, alumínio ou subterrâneas), cabeamento metálico e óptico, dutos para piso, eletrocalhas e perfilados metálicos, leitos metálicos, racks, roteadores, switches, servidores, tubulação metálica e em PVC, entre outros. Tudo é organizado e planejado para garantir um bom aproveitamento da energia elétrica, da internet e do acesso aos dispositivos de TI.

Atualmente, existem empresas do ramo das telecomunicações especializadas neste tipo de instalação. A Conductel é uma das mais conceituadas do mercado, e aqui listamos alguns benefícios da instalação de uma infraestrutura de rede segura e planejada.

Segurança Garantida

Sabe aquela história de queda no servidor? Esse problema pode ser minimizado! A infraestrutura de rede garante a segurança no ambiente de TI. Uma infraestrutura bem planejada permite a tranquilidade no acesso aos recursos de tecnologia. A infraestrutura de rede conecta todo o cabeamento necessário para interligar os equipamentos em diferentes ambientes, incluindo aqueles responsáveis que permitem o uso e a segurança dos dispositivos de TI.

Menos Desperdícios

O planejamento para implementação de uma infraestrutura de rede visa o bom uso da energia elétrica. Isso acontece porque a infraestrutura de rede é executada com objetivo de anular a sobrecarga na fiação e na rede elétrica da empresa.

Ambiente Organizado

Nada de fios, conectores e switches em excesso! Faz parte do planejamento da infraestrutura de rede organizar esses dispositivos e conexões, resultando em um ambiente mais organizado e esteticamente agradável.

Planejamento de Olho no Futuro

O projeto de instalação de uma boa infraestrutura de rede deve levar em conta a projeção de crescimento da empresa. Isso porque a troca de todo o sistema é um procedimento completo. Assim, no momento de implementação da infraestrutura, é importante que o trabalho já seja feito de acordo com as possibilidades de crescimento do espaço físico e aumento no número de funcionários que usarão os pontos de energia elétrica e acesso à internet e servidores.

Ficou com alguma dúvida ou quer entender melhor sobre este tema, teremos o maior prazer em atendê-lo, entre em contato conosco.

1+
Compartilhar: