pixel face
Buscar
  • Conductel

Como a infraestrutura pode garantir a segurança dos seus dados?

O cuidado com as instalações de cabos e fios somado aos sistemas de proteção digital evitam danos e prejuízos para sua empresa.

O mundo muda constantemente e tudo se adapta, inclusive os crimes. Hoje em dia, existem quadrilhas especializadas em sequestro de dados e informações salvas em sistemas digitais. Diante dessas ameaças, os sistemas de infraestrutura de rede são a opção segura para proteger informações valiosas no seu trabalho.

Toda empresa tem informações importantes salvas em seus computadores. São dados de clientes, funcionários, colaboradores, serviços prestados e muito mais. Nas empresas do ramo da saúde, por exemplo, há informações confidenciais sobre pacientes. E, sabendo disso, esses criminosos virtuais especializam-se em invadir sistemas e se apoderar dessas informações, pedindo altos valores como resgate. Engana-se quem pensa que essas quadrilhas só atacam grandes corporações. As médias e pequenas empresas tornaram-se alvo desses grupos de criminosos, justamente por muitas delas não contarem com sistemas de segurança adequados.


O que nem todo mundo sabe é que, de acordo com o Marco Civil da Internet, a responsabilidade por dados perdidos é de quem tinha a posse deles. Ou seja: sua empresa. Então, em caso de sequestro, além de sofrer com a perda dos dados, você corre o risco de ter que arcar com as responsabilidades sobre as informações furtadas. Por isso, a prevenção é muito importante.


Mas a infraestrutura de rede vai além. Ela é também responsável pela organização externa das conexões da sua empresa. Fios, cabos e demais artefatos precisam de uma boa organização para evitar desgaste e perdas de energia. Tudo isso junto resulta em uma empresa mais eficiente e segura. Abaixo, explicamos como você pode prevenir a perda de dados e garantir o bom funcionamento dos sistemas tecnológicos da sua empresa.


Cuidando da fiação e conexões

A dica parece simples. Mas, justamente por se tratar de um cuidado óbvio, ele muitas vezes acaba esquecido. Como estão os fios, cabos e demais conexões em sua empresa? Sabe aquela história de que um incêndio começa com uma pequena fagulha? Pois é! Isso é verdade! Agora, imagine um incêndio ou qualquer tipo de sobrecarga de energia nos seus equipamentos eletrônicos. Esses imprevistos podem acontecer por causa de fios velhos ou mal colocados, por exemplo.

Outro problema comum são as sobrecargas de energia em ambientes onde a infraestrutura de rede é mal projetada. E tudo isso apresenta riscos não apenas aos seus equipamentos, mas também aos dados e informações presentes nos sistemas da sua empresa. Além disso, uma sobrecarga pode influenciar no rendimento da sua empresa, já que um computador com problemas influencia diretamente no fluxo do trabalho.


Garantindo sistemas de segurança

Como dissemos na abertura deste texto, existem hoje em dia quadrilhas especializadas em sequestro de dados. Felizmente, existem também sistemas de segurança e proteção contra esses crimes. Da mesma forma que um banco conta com um sistema de segurança que envolve câmeras, cofres e senhas, os dados em seu computador podem estar protegidos por barreiras que manterão os criminosos longe dos dados e informações importantes.

Existem diversos sistemas de segurança, de acordo com as necessidades de cada empresa. É importante compreender quais são os dados mais importantes e trabalhar com formas de reduzir os riscos de ataque. Há sistemas que geram alertas quando identificam uma ameaça, por exemplo. O indicado é que você converse com um profissional de T.I. para receber as orientações sobre o tipo de proteção adequado.


Instalando nobreaks

Os nobreaks são pequenos aparelhos que, conectados aos computadores, garantem tempo extra de funcionamento em caso de queda de energia. Imagina que você está trabalhando em um importante arquivo. Lá fora, cai uma tempestade. De repente, um raio clareia o céu e a luz do prédio se apaga. Houve uma queda na geração de energia elétrica. Sem um nobreak, seu computador também seria desligado e você perderia tudo o que vinha escrevendo.

Mas, com o nobreak, você tem cerca de 15 minutos, tempo suficiente para salvar o que precisa e desligar seu computador. Além disso, ele funciona como um filtro, balanceando a corrente elétrica que chega até os computadores e, por isso, garantindo vida útil mais longa. Estabilizadores e filtros de linha realizam funções semelhantes, mas só os nobreaks tem a capacidade de fornecer energia em caso de emergência.


Garantindo um bom servidor

O servidor é sua ilha de segurança! Ele permite que todos os colaboradores da empresa trabalhem em rede e tenham um mesmo local para salvar o que é produzido. Além disso, o servidor permite acesso remoto. Ou seja: em caso de problemas, o profissional de T.I. pode acessar o servidor sem ter que ir até a empresa.

Os servidores são equipados com HDs de grande capacidade de armazenamento e também possibilitam o envio de dados para o ambiente digital. Desse modo, a segurança é dobrada: você pode guardar suas informações na nuvem, em dispositivos como iCloud mas, em caso de queda na internet, elas continuarão disponíveis, já que estarão salvas também em HD.


Tenha uma abordagem estratégica

Diante disso tudo que explicamos, o ideal é que você compreenda quais dispositivos e sistemas serão eficientes para sua empresa. A segurança dos dados passa pela parte física da instalação, ou seja, cabos, fios e dispositivos bem instalados; e pela parte digital, que compreende os sistemas de segurança e servidores.

Tudo isso deve estar alinhado para poupar seus computadores tanto das ameaças externas e rotineiras, como uma descarga de energia num dia de tempestade quanto às ameaças discretas que chegam pela rede de internet, como os criminosos especializados em sequestros de dados.


A Conductel oferece sistemas completos e adequados para cada tipo de empresa. Entre em contato conosco. Nossos profissionais farão uma avaliação da sua empresa e indicarão as melhores soluções.

26 visualizações

Conductel © 2018 Todos os direitos reservados.