pixel face
Buscar
  • Conductel

Evite vírus e garanta a segurança da sua rede empresarial

Você já teve problemas com vírus que invadiram a rede de computadores da sua empresa? Se não teve, considere-se privilegiado – ou prevenido! Os vírus são uma grande ameaça a uma rede empresarial, independentemente do tamanho da empresa.


Quando há mais de um computador interligado via cabo ou wireless, cria-se um ambiente ideal para que vírus transitem de uma máquina à outra, causando danos variados. Esses vírus podem invadir até os dispositivos móveis, como tablets ou celulares. Isso acontece porque, no ambiente empresarial, a troca de informações entre computadores e dispositivos faz parte do trabalho. Mas, se compartilhamos informações, estamos sujeitos também às trocas de conteúdo nocivo às nossas máquinas e, consequentemente, ao nosso trabalho.

Quando um vírus invade um computador, ele pode aproveitar a troca de informações e infectar rapidamente toda a rede empresarial. E as consequências são várias:

- Danos às máquinas, interferindo no funcionamento de softwares e programas;

- Perda de arquivos e informações;

- Roubo ou sequestro de dados.

- Queda na produtividade, já que um computador infectado por vírus precisa ser colocado em quarentena. Por isso, é necessário parar as atividades que vinham sendo realizadas, afetando diretamente a produção dos funcionários.


A partir do momento em que um vírus é identificado em uma ou mais máquinas de uma rede empresarial, existe uma série de medidas a serem tomadas:

- Primeiro, é importante identificar em quais computadores o vírus se instalou.

- Depois, a máquina (ou as máquinas) é colocada em quarentena para evitar que o vírus se espalhe.

- Por fim, é importante fazer a limpeza da máquina infectada para retirada do vírus.


Mas nós sabemos que é melhor prevenir do que remediar, certo? Por isso, existem cuidados simples para evitar a presença de vírus na sua rede de computadores, evitando também outros transtornos e prezando pelo bom rendimento dos seus funcionários.

1. Instale um antivírus

O antivírus não garante, sozinho, a segurança da sua rede. Mas ele é o primeiro passo para evitar as ameaças. Por isso, é importante instalar um sistema que identifique ameaças e proteja seu computador.


2. Mantenha o sistema operacional atualizado

Um computador com sistema operacional desatualizado é um convite para a invasão. Por isso, mantenha sempre seu sistema atualizado em todas as máquinas.


3. Oriente seus funcionários

Todos que utilizam a rede empresarial devem saber identificar as ameaças. É importante que os funcionários estejam cientes dos riscos e tenham atitudes como: não clicar em links duvidosos, não baixar conteúdo recebido por e-mails desconhecidos e tomar cuidados com os downloads. Outra orientação importante é a atenção aos sites desconhecidos. Quando realizamos buscas na internet, nos deparamos com uma infinidade de links direcionando para sites. É válido sempre confiar nos mais conhecidos que são, possivelmente, os mais seguros.


4. Cuide da manutenção do antivírus

O antivírus precisa de atualização. Não deixe a data passar: um dia pode ser suficiente para abrir uma brecha e deixar os vírus entrarem e causarem danos à sua rede.


5. Cuidado com a instalação de programas

Quando instalamos um programa, automaticamente se abrem várias janelinhas solicitando instalação de itens adicionais. Eles nem sempre são um risco para a máquina, mas podem deixar o computador mais lento e vulnerável. Por isso, para fazer instalações, conte sempre com o auxílio do profissional de T.I. de sua confiança.


6. Conte com trabalho especializado para instalações e manutenção

Por fim, vale a dica de ouro: toda empresa que preza pela segurança e pelo bom rendimento dos serviços conta com uma equipe ou um profissional de T.I. Este profissional é a pessoa indicada para fazer atualização de sistemas, instalação de softwares e para, em últimos caso, solucionar o problema quando um vírus já se instalou em sua rede.

42 visualizações

Conductel © 2018 Todos os direitos reservados.