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Como usar as redes sociais para vender mais?

Hoje em dia, até a padaria do seu bairro está no Facebook ou no Instagram. E, isso não é por acaso. Atualmente, as redes sociais se mostraram uma ótima ferramenta de negócio. E eu vou te contar o motivo.

Você se lembra da última vez em que abriu uma lista telefônica para buscar o número de um eletricista? Ou quando foi a última vez que pegou um cartão de visitas para saber o telefone de um salão de beleza? Possivelmente, faz um bom tempo.


Agora, me conte quando foi a última vez que você usou o Google para saber o contato de um prestador ser serviços ou quando considerou comprar um produto após ver uma bela foto no Instagram. Talvez, você tenha feito isso há poucos minutos.


Utilizar a internet para pesquisar produtos e serviços já virou um hábito. E, lembrando da velha frase “quem não é visto, não é lembrado”, esse é o primeiro motivo para considerarmos as redes sociais como importantes ferramentas para negócios.


Afinal, se todo mundo realiza buscas na internet para saber onde ou o que consumir, o perfil online faz toda a diferença para quem vende. Essa é uma forma eficaz de ser encontrado pelos clientes, mas é só a primeira de uma série de ações que, se bem trabalhadas, podem funcionar como alavancas do seu negócio, trazendo mais clientes e proporcionando maiores lucros.


Especialistas em redes sociais trabalham com quatro etapas de contato com clientes. A seguir, explico um pouco sobre cada uma delas.


Divulgando o seu negócio

Como falamos acima, esta é a primeira razão para você considerar as redes sociais como importantes ferramentas para seu negócio. Afinal, elas funcionam como uma vitrine. E isso acontece de diversos modos. O mais simples deles é por meio das buscas no Google. É importante explicar que existem ferramentas que fazem seu negócio aparecer na primeira página do Google e isso exige certo investimento em dinheiro. Contudo, há outras formas de ser visto na internet. Uma delas é utilizando suas redes sociais como canais de conteúdo. Quer um exemplo? Vamos supor que você tenha um escritório de contabilidade e crie uma página no Facebook para dar dicas para novos empreendedores. Se você criar textos e imagens interessantes, as pessoas irão ler, comentar e compartilhar. Com o tempo, elas passarão a lembrar da sua marca e, quando precisarem dos serviços de um escritório da contabilidade, poderão se lembrar de você. Além disso, as redes sociais também permitem que você faça investimentos – os posts pagos ou patrocinados – para alcançar quem deseja. Por exemplo, se você tem uma livraria e sabe que seu público é formado principalmente por pessoas jovens na faixa dos 20 aos 30 anos, pode escolher criar uma postagens e patrociná-la (fazer investimento em dinheiro) fazendo com que ela apareça para pessoas jovens moradoras da sua cidade. O objetivo aqui é ser visto e, com o tempo, passar a ser lembrado.


Filtrando as pessoas interessadas

Depois de divulgar seu negócio, é hora de se aproximar do público. Muitas pessoas vão chegar até seu perfil porque consideraram seu conteúdo interessante. Alguns delas só querem ler seu conteúdo, mas outras estão interessadas em comprar seu produto ou serviço. Por isso, é importante saber conversar com essas pessoas. E isso pode ser feitos a partir de conteúdos explicando a importância daquilo que você quer vender. Faça as pessoas se interessarem pelo que você tem a oferecer. É importante lembrar também que muitas pessoas podem não desejar comprar agora, mas elas sempre serão clientes em potencial. Por isso, se alguém chegou até a sua página, cuide bem do seu conteúdo e da sua marca, para manter cada um dos seus contatos. No momento certo, eles estarão ali e se lembrarão do que você tem a oferecer.


Vendendo seus serviços e produtos

As pessoas já estão te acompanhando nas redes sociais e algumas delas já conhecem seus produtos e serviços. Agora, é hora de vender. Para isso, você pode trabalhar de diversas formas: divulgando promoções, enviando mensagens pessoais, fornecendo brindes... Isso depende do que você tem a oferecer. As redes sociais disponibilizam ferramentas para você divulgar seus produtos para as pessoas mais interessadas, aquelas que interagem mais com seu perfil e demonstram mais interesse pelos seus produtos e serviços. Além disso, elas são um canal para você divulgar suas promoções e concretizar o primeiro contato entre os clientes e seus produtos e serviços.


Mantendo o contato

Aqui, voltamos ao primeiro tópico desta lista: a divulgação. Ao divulgar seu negócio na internet, você estabelece contato com seu cliente. As redes sociais se diferem dos comerciais de revista e televisão em muitos pontos, e este é um bastante importante: a partir do momento que você cria um canal de comunicação com seu público, você precisa sustentar essa relação. Por isso, a relação entre negócio e cliente não se encerra com a venda. E isso é muito bom! Afinal, as redes sociais facilitam a fidelização de clientes. Isso pode ser feito a partir de conteúdos criados para quem já conhece seus produtos e serviços. Uma estratégia interessante para manter o diálogo com seus consumidores é criar grupos de e-mail para informar sempre sobre suas novidades ou para passar informações exclusivas. Os grupos de Whatsapp também funcionam bem para isso, mas lembre-se: nada de ser invasivo! Deixe sempre a opção para seu cliente sair dos grupos quando quiser, ou sequer entrar, se isso for uma preferência dele. O mais importante nas redes sociais é manter uma relação agradável.


Bônus

As redes sociais são uma forma nova e inovadora de vender. Elas vão além da publicidade e permitem que você crie grupos de contato com clientes e pessoas interessadas em seus produtos e serviços. Existem diversas formas de explorar essas novas possibilidades. Se você se interessa por este tema, deixe aqui seu like (no coraçãozinho abaixo) e nós podemos falar mais sobre o assunto.

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