pixel face
Buscar
  • Conductel

Adequação de Instalação Quadro de Força

Os trabalhos com eletricidade requerem cuidado e atenção, visto que a anormalidade das instalações elétricas pode causar acidentes, com perdas materiais e/ou humanas. Por esse motivo, é recomendado que os quadros de distribuição e comando, bem como demais circuitos elétricos, estejam em adequação segundo a NR-5410, Norma Reguladora que determina as condições mínimas de segurança para os colaboradores, desde o projeto da instalação elétrica até às etapas de execução, operação e manutenção.

As instalações elétricas de baixa tensão são regulamentadas pela norma NBR-5410, da ABNT, que estabelece de 1000 volts como o limite para a baixa tensão em corrente alternada e de 1500 volts para a corrente contínua. A frequência máxima de aplicação desta norma é de 400 Hz.

O quadro geral de baixa tensão é um equipamento com uma estrutura modular com um ou mais disjuntores por coluna, fixos ou móveis. Possui disparadores micro processados, que além das funções de proteção, realizam medição, monitoração e comunicação remota. Trabalham com corrente de tensão que variam entre 630 e 6300A. A função do quadro geral de baixa tensão é proporcionar controle e proteção aos circuitos do sistema de distribuição.

Ele é o primeiro quadro depois da subestação, é a partir dele que sairão as fontes de alimentação elétrica do edifício ou indústria. O quadro geral baixa tensão é a entrada principal de energia de uma indústria que contém dispositivos de proteção e distribuição.

Geralmente o quadro geral de baixa tensão é utilizado em grandes instalações, são fabricados conforme especificação dos projetos, sendo obrigados a obedecer às normas técnicas, aos critérios de engenharia e normas de segurança. Utilizado em vários setores para distribuição de energia interna, o quadro geral de baixa tensão é usado nos diversos sistemas de distribuição de energia elétrica onde há cargas, geralmente fica em salas elétricas convencionais.

O quadro geral de baixa tensão pode ser fabricado na configuração com auto sustentação ou de instalação na parede. A configuração será definida com base na corrente nominal do barramento principal e na corrente de curto-circuito.

O quadro geral de baixa tensão precisa ser testado e obedecer às normas de regulamentação da NBR IEC 60439-1, garantindo os limites de elevação de temperatura, corrente suportável de curta duração, eficiência do circuito de proteção, distâncias de isolação, funcionamento mecânico e proteção.

12 visualizações

Conductel © 2018 Todos os direitos reservados.